Edifícios Centrais

O projeto de arquitetura dos Edifícios Centrais do Óbidos Parque resulta de um concurso internacional lançado pelo município de Óbidos. O objetivo? Desenhar os edifícios centrais e a praça principal para o parque tecnológico de forma a criar uma estrutura para empresas criativas.

Mas mais do que o desenho de um edifício, a estratégia adotada por Jorge Mealha - o arquiteto vencedor do concurso - quis (re) criar um lugar onde a paisagem é determinante para a estrutura principal, e desenvolver um grande espaço público com características similares a uma praça, mas muito mais flexível.

Importante fonte de inspiração para o projeto de arquitetura dos Edifícios Centrais foram algumas das maiores estruturas religiosas da região - como o Mosteiro da Batalha ou o Convento de Cristo em Tomar - pelos seus claustros, facilitadores de comunicação, de interação visual, e de contacto fácil entre os seus utilizadores.

Com uma área total de construção superior a 4 mil metros quadrados, os Edifícios Centrais incluem espaços de escritórios para cerca de 40 empresas, e um conjunto de espaços comuns de apoio como auditório, salas de reunião e de formação, restaurante, cowork e makers space.

Foco de inovação, os Edifícios Centrais são também uma fonte de atração, recebendo, todos os anos, centenas de visitantes, entre profissionais das áreas da Tecnologia, Arquitetura e Design, alunos de escolas nacionais e internacionais e outros.

Soma vários prémios de Design e Arquitetura.



Galeria de imagens

© 2018 Parque Tecnológico de Óbidos | Powered by Impactwave